}
Free Bike Old Cursors at www.totallyfreecursors.com
-->

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

História da Fábrica de Bicicletas Phillips


Phillips Cycles Ltd. foi uma fábrica de bicicletas britânica com sede em Smethwick próximo a Birmingham, Inglaterra. Sua história começou no início do século XX e terminou na década de 1980 quando se tornou parte da Raleigh. Por muitos anos, a empresa foi produtora de bicicletas, a segunda maior na Grã-Bretanha depois da Raleigh. O lema da empresa, que foi posto em todos os seus emblemas, foi "Renowed The World Over" ("Renomado Em Todo o Mundo"). A marca Phillips ainda é usada em todo o mundo, especialmente na China e no Extremo Oriente, licenciada pela Raleigh.

 A empresa produziu milhões de bicicletas, muitas das quais foram exportadas, e também fabricou diversos ciclomotores. Estes ciclomotores incluíram o 'Panda' e 'Gadabout'. As primeiras dessas máquinas (1958-1962) foram todos produzidos no Reino Unido, exceto para os motores 'Rex' o alemão, mas modelos mais recentes (Panda Mk 3 e Gadabout) foram licenciados versões do ciclomotor Mobylette feito por Motobécane na França.

16 comentários:

  1. A bicicleta é muito linda! Mais quando seu avô conseguiu ela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Emanuelle, muito obrigado pela visita, elogio e comentário. Meu avô ganhou esta bicicleta da tia, quado tiha 14 anos, em 1955, e hoje restauramos e ele a passou para mim.

      Excluir
  2. Oi Matheus, aqui é o Paulo do Blog Viagens de Paulo Pom. Obrigado por ler meu blog e deixar uma mensagem. Muito linda sua bicicleta, excelentes fotos. Se quiser, me mande por email algumas fotos dessa sua bicicleta (ou outras que vc não tenha publicado) e conte um pouco da historia dela (quando foi adquirida, se foi restaurada, por onde ela andou etc), ou alguma história curiosa que seu avô conta que tenha relação com a bicicleta, sei lá, pode ser algo aparentemente banal, como por exemplo uma eventual queda da bicicleta que ele teve, ou se ele, quando era jovem, levou alguma namorada na garupa, ou até questões mais técnicas, como quanto ele pagou pela bicicleta, como comprou, se precisou de muita manutenção. Daí eu posso fazer uma publicação especial sobre essa sua bicicleta no meu blog e, evidentemente, dar os créditos para você e deixar o seu contato, se assim quiser. Mande-me um email (paulorobertopom@gmail.com). Aliás, eu penso, no futuro, de organizar um encontro informal de bicicletas antigas, dessa galera que acompanha o meu blog e de outras pessoas, algo como uma exposição, então me manda um email para eu guardar seu contato e para conversamos sobre isso também. Abraços e parabéns pela bicicleta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo. Muito obrigado pelo elogio e visita. É um enorme prazer receber uma visita sua no meu blog. Entrei em contato por e-mail.

      Excluir
  3. Boa tarde

    Estando a restaurar uma bicicleta Philips necessitava de alguma ajuda, preciso de saber aonde posso comprar algumas peças tais como, guiador, travões, as peças cromadas basicamente e o celim, porque o quadro em geral esta bom.

    Por favor se me poderem ajudar agradecia imenso

    Pedro carvalheiro - Febres - Portugal
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedro Carvalheiro. Muito obrigado pela visita e comentário. Recomendo este site: http://www.mercadolivre.pt/ . Qualquer dúvida comente ou entre em contato: matheuscaroio@gmail.com . Grato.

      Excluir
    2. Oi Pedro
      Não é fácil encontrar peças.
      Tem que ver em sucatas e velharias.
      Boa sorte.
      Abração.
      Márcia.

      Excluir
    3. Ola Marcia. Muito obrigado pela visita e comentario. Na verdade, eh muito dificil encontrar peças, mas recomendo este site que indiquei ao Pedro ou qualquer outro que venda peças originais de bicicletas antigas. Caso o proprietario nao possua as peças originais, o menos dificil eh conseguir pela internet.

      Excluir
  4. Que bom alguem divulgar essas reliquias,pois precisamos de coisas boas. Parabens Matheus..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo. Muito obrigado pela visita, comentários e elogios. Breve novas fotografias da Phillips com nova campainha réplica da original, com o mesmo som e descanso cavalete, também réplica do original.

      Excluir
  5. Matheus, tenho uma réplica da phillips 90%,da original cor preta paralamas filetados. Aonde vou ela desfila,temos sempre que preservamos, pois muitos não viram essas bike. Um grande abraço. Álvaro S.Jose dos Pinais PR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Álvaro S.Jose dos Pinais. Muito obrigado pela visita e comentário. A minha e de meu avô é uma Phillips legítima e realmente chama muito a atenção por onde transita. Faltam apenas alguns itens (pinhão, campainha, bagageiro, refletor e dínamo) para que ela se torne 100% original de fábrica. Consegui uma réplica do descanso e da campainha (com o mesmo som), e estes já foram colocados. Além desses consegui um par de pedais originais de fábrica, que serão fotografados colocados, apesar de já haver fotografias dele postadas aqui. Fotografarei a campainha e o descanso. Com certeza devemos preservar estas raridades. Realmente muitos não tiveram a honra de possuir ou apenas andar em uma bicicleta dessas, ou de somente conhecer sua história. Abração. Matheus Carogio Pessanha. Campos dos Goytacazes - RJ.

      Excluir
  6. A PHILLIPS INGLESA É UMA BICICLETA FORA DE SERIE MUITO MACIA E O FUNCIONAMENTO DE TODOS COMPONENTES TEM UMA PRECISÃO , JA TIVE O PREVILEGIO DE PEGAR UMA LADEIRA GRANDE ACREDITO QUE ELA ATINGIU 70KM É UMA ESPERIENCIA IMCRIVEL , POSSUO UMA CANO SIMPLES DE 1942 JA TIVE BICICLETAS DE OUTRAS MARCAS MAS A PHILLIPS É IMCOMPARAVEL É MUITO SUPERIOR AS MARCAS ATUAIS , OS ANTIGOS COM CERTEZA FAZIAM BICICLETAS DE VERDADE MUITO BEM FEITO O ACABAMENTO PINTURA IMPECAVEL, TUDO MUITO BEM PENSADO ATÉ O PESO QUE TEM A FUNÇÃO DE CORTAR O VENTO NAS DESCIDAS A FRENAGEM É PRECIZA QUANDO VEJO UMA ANTIGA DESLIZANDO O ASFALTO DA ORGULHO DE SABER QUE FORAM FEITAS POR PESSOAS QUE ENTENDIAM MUITO SOBRE BICICLETAS E TINHAM ORGULHO DE FAZER BICICLETAS DE VERDADE EU QUANDO PEQUENO TIVE O PREVILEGIO DE ANDAR COM MEU VÕ NA GARUPA DE SUA BICILETA ANTIGA ISTO NÃO TEM PREÇO SÓ LAMENTO QUE MEU VÕ FALECEU EM 2001 ELE NÃO TEVE O PREVILEGIO DE ME VER COM A MINHA PHILLIPS INGLESA QUE ADQUIRI A P0UCO TEMPO GRAÇAS A MEU AVÓ COM TODA A SUA SIMPLICIDADE EU PEGUEI UM CARINHO ESPECIAL COM AS ANTIGAS ROBINSON MARTINS PIRASSUNUNGA SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Robinson. Muito obrigado pela visita e comentário. Concordo plenamente. Infelizmente não tive o privilégio de pegar uma grande ladeira com minha Phillips, nem atingir altas velocidades, nem pretendo tê-lo. Tento preservá-la ao máximo, andando à menor velocidade possível, evitando frear para não desgastar as inscrições no aro, mais uma prova de que são originais de fábrica. Mas realmente deve ser uma experiência incrível. Realmente a Phillips é incomparável e muito superior às marcas atuais. Realmente, a freagem é bem precisa. Quando criança, tive o privilégio de andar com meu avô na cadeirinha de sua Peugeot Turismo 3 até seu antigo local de trabalho, um pouco próximo à nossa residência, a antiga Usina Santo Antônio, hoje destruído. Também tive o privilégio de andar na cadeirinha da Peugeot Turismo 3 de minha mãe, guiada por meu pai todas as noites em que ia trabalhar como guarda noturno em uma universidade. Com certeza não tem preço. Também lamento o falecimento do seu avô, não podendo ter o privilégio de te ver com sua Phillips, que adquiriu há pouco tempo.

      Excluir
  7. MATHEUS PARABENS PELO SEU BLOG POUCOS TEM ESTE CARINHO ESPECIAL COM AS BICICLETAS ANTIGAS GOSTO MUITO DAS INGLESAS PHILLIPS RALEIGH RUDGE HUMBER BSA RAMBLER BRYSTOL ROYAL CROWN GOSTO TAMBEM DAS GORICKE ALEMÃS DURKOOP AS PACKARD AMERICANAS SÃO MARCAS MUITO CONFIAVEIS E COM OTIMO DESEMPENHO OTIMO SEU PUDESSE TERIA TODOS ESTES ICONES DO CICLISMO MUNDIAL COMO NÃO TENHO CONDIÇÕES SÓ A MINHA PHILLIPS 1942 ESTA DE BOM TAMANHO MEU PAI POSSUIA UMA NA EPOCA QUE SERVIU O EXERCITO BRASILEIRO ANTES DE CASAR COM A MINHA MÃE FOI ISTO FOI UM DOS MOTIVOS DE TER COMPRADO UMA PHILLIPS QUE É COM CERTEZA MUITO DIFICIL DE SE ACHAR NOS DIAS DE HOJE COMPREI DE UM SENHOR TODA DESMONTADA EU JUNTAMENTE COM MEU COLEGA SR FLORIANO QUE FALOU QUE TINHA UM SENHOR VENDENDO ELE QUE AJUDOU A FORMALIZAR O NEGOCIO COM O SR ARMANDO E ME AJUDOU A MONTAR A BICICLETA QUE ESTA PRONTA E USO PRA PASSEIO E TRABALHO TODOS OS DIAS O DESEMPENHO É FANTASTICO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo. Muito obrigado pela visita, comentário e elogio. Infelizmente são poucos que tem um carinho especial com as antigas. Minhas preferidas são as inglesas, principalmente as Phillips. Realmente tem excelente desempenho. Se eu pudesse, acho que não teria todas, pois estou muito satisfeito com minha Phillips. Parabéns pela aquisição, uma raridade. Teve sorte de ter a encontrado. Atualmente a minha e de meu avô é utilizada apenas para pequenos passeios de Domingo e para alguns encontros de veículos antigos, porém foi utilizada por ele desde seus catorze anos (quando recebeu a bicicleta de presente de sua tia do Rio De Janeiro) para frequentar o trabalho, cursos noturnos e pequenos passeios.

      Excluir

Por favor seja educado, não utilize linguagem vulgar nem insultos. Todos os comentários são moderados por mim, podendo ou não ir ao ar. Agradeço a compreensão.